Vale a pena contratar um plano de saúde, mas usuário deve ficar atento às ofertas de cada pacote
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A saúde preventiva vem ganhando uma preocupação cada vez maior dos brasileiros. E há números que comprovam essa tendência. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), 2022 foi encerrado com mais de 50,4 milhões de pessoas vinculadas a planos de assistência médica. Em comparação com 2021, foram quase 1,6 milhão de pessoas a mais, o que torna o maior número registrado no país desde 2014.
Mas a busca pelo plano de saúde ideal vai muito além da simples escolha de ser um beneficiário. Diante de tantas ofertas no mercado, a melhor opção é aquela que consegue atender o máximo possível às necessidades do paciente. “O principal objetivo de quem contrata um plano de saúde é dispor de uma rede de saúde com o máximo de excelência em atendimento, procedimentos de média e alta complexidades, conforto e cobertura. Mas infelizmente há planos que trocam praticamente todos esses benefícios por preços mais em conta”, explica Rodrigo Felipe, presidente do Grupo First, responsável pela You Saúde, operadora de planos de saúde.
Para ele, essa é uma forma de ludibriar o consumidor, que fecha apenas pela segurança de ter um plano de saúde, mas que na prática tem muito pouco a oferecer em relação à sua demanda. O executivo recomenda, portanto, que o cliente analise bem todas as vantagens embutidas em cada proposta e o período de carência para ter acesso a todos os serviços.
“Hoje existem quase 700 operadoras de planos de saúde ativas no país. É um número enorme se considerarmos que, em comum, quase todas elas vertem para as mesmas clínicas, os mesmos laboratórios e os mesmos hospitais. Por isso, a diferença não está no atendimento que esses locais oferecem, mas no leque de opções disponíveis aos beneficiários”, pontua Rodrigo.
O CEO do Grupo First observa que as necessidades são diferentes para cada perfil de usuário. Mulheres têm algumas necessidades diferentes dos homens, assim como os idosos em relação aos jovens e adultos. “O mais importante é observar as especificidades que cada pessoa entende que demandará ao contratar um plano. Um casal que planeja ter filhos, por exemplo, precisa considerar a cobertura do plano em relação às clínicas pré-natais e laboratoriais, e já pensar também na cobertura pediátrica”, esclarece.
Rede credenciada x procedimentos
Vale destacar que há dois benefícios que devem ser analisados nos planos, e que apresentam diferenças: a rede credenciada e os procedimentos. “A rede credenciada é a cobertura, a quantidade de consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais conveniados. Quanto maior for a cobertura, maiores serão as opções à disposição do beneficiário”, orienta Rodrigo.
Já os procedimentos são os tipos de consultas, de cirurgias, de exames, entre outros serviços, oferecidos por cada plano. “A própria ANS já determina o cumprimento ao seu rol de procedimentos em saúde, que hoje possui cerca de 3 mil itens. Isso é o pacote básico de qualquer plano de saúde”, sustenta. “A You Saúde não se contenta em oferecer somente esses 3 mil procedimentos, e por isso dispõe de uma vantagem competitiva em relação ao mercado. Mas essa é uma escolha que vai de uma operadora para outra, e compete a cada cliente entender qual é o melhor plano”, conclui.
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