Liderança e alinhamento estratégico são principais quesitos desejados nos líderes, aponta pesquisa


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O mundo corporativo exige lideranças cada vez mais completas. No imaginário popular, costumamos desenhar na mente que os grandes executivos são pessoas com visão inovadora, dinâmica e com profundo conhecimento do mercado. Mas considerando que o líder é o capitão que conduz o navio, o que pensam os marujos, ou melhor dizendo, os colaboradores submetidos às suas orientações?

É a esta pergunta que uma pesquisa realizada pela Page Outsourcing, do PageGroup do Brasil, consegue responder. A ideia de ser um grande gestor passa por valores que não necessariamente são os mesmos que o público geral idealiza. Como mostra o estudo, a liderança (60,7%) e o alinhamento das estratégias do time (57,8%) são os quesitos considerados mais indispensáveis na óptica dos mais de 9 mil entrevistados que responderam à pesquisa. São profissionais da América Latina, da África, da Europa e do Oriente Médio, que recorreram a vagas de emprego pelo site da empresa.

“Isso dá uma ideia clara de que o líder deve transmitir antes de tudo segurança e domínio amplo do que está fazendo. Não é só a companhia que deposita seu futuro nas mãos dele, mas também a equipe, que quer manter-se na empresa e desenvolver suas melhores qualidades”, explica Renata Lemos, consultora especialista em desenvolvimento de líderes e cultura organizacional e fundadora do Instituto Excelência Gestão e Cultura (IEGC).

Não por acaso, outros itens bastante mencionados pelo estudo são a facilidade de comunicação (45%) e ajuda para desenvolver o potencial dos funcionários (40,9%). “Uma análise empírica seria capaz de demonstrar que todos esses valores na verdade são coligados. Como pensar em um líder que não sabe se comunicar? Como alguém pode responder pela gestão estratégica de uma empresa sem conseguir potencializar seu material humano? Estamos, no fim, falando de uma coisa só”, avalia Renata Lemos.

Pontos negativos

A pesquisa da Page Outsourcing também revela quais são os pontos negativos de uma liderança. De acordo com os entrevistados, os maiores erros que um gestor poderia cometer são a resistência a mudanças e a não aceitação de outros pontos de vista (48,5%), criticar funcionários na frente de outros colegas (47,8%) e fugir de avaliações e feedbacks (39,3%).

Para a consultora especialista no desenvolvimento de líderes, esse ponto de vista também revela que os colaboradores também esperam um chefe com controle emocional e bom senso. Segundo ela, é necessário que o líder se enxergue além de alguém que toma decisões difíceis e de grande responsabilidade, mas que valorize e compartilhe suas ideias com seus subordinados.

“O trabalhador gosta de lideranças que entendam suas dificuldades e necessidades. Isso também passa pelos valores positivos. Nas corporações, não existe a prática do ‘eu ganho, nós empatamos e vocês perdem’. O time precisa caminhar junto. E ouvir, dialogar e elaborar estratégias em conjunto só são possíveis quando o chefe deixa de ser chefe e passa a ser um líder autêntico”, sustenta Renata Lemos.

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